Você Sabia?
Você Sabia?


Você sabe quem foi Edvard Munch?

Se algum dia você pensar em estudar a história da arte, provavelmente irá se deparar com o Edvard Munch. É que esse norueguês foi um pintor superimportante.

Munch nasceu em 1863 em uma cidade chamada na época de Kristiania. Hoje ela é Oslo, capital da Noruega! A cidade foi renomeada em 1924. Pois então, a vida dele não foi nada fácil: sua mãe morreu de tuberculose quando ele tinha apenas 5 aninhos (em 1868) e, desde então, Munch foi criado pelo pai - que tinha problemas mentais...

Em 1881, Munch iniciou seus estudos na Royal School of Design, lá em Kristiania mesmo. E em 1892 arrumou suas malas rumo à Alemanha: ficou lá até 1908.

Munch teve muitos problemas psicológicos por tudo o que aconteceu em sua família, e nem é preciso dizer que toda essa preocupação foi retratada de alguma forma em suas obras, né? Que tal conhecer a mais famosa de todas elas?

O grito

 Está vendo esse quadro de um homem gritando com as mãos na orelha, aí na ilustração compridinha do Você Sabia de Pintura? Essa é uma caricatura do famoso quadro "O Grito", de Munch! (Feita pelo Régis, um dos desenhistas do Canal Kids!).

Munch costumava pintar a mesma tela muitas, muitas e muitas vezes... Só para se ter uma idéia, ele fez 50 versões do quadro "O Grito" até achar que estava bom!

Sentimentos como a dor, a angústia e a dificuldade de viver são expressos nessa super obra de arte que, de tão valiosa, foi roubada da Galeria Nacional de Oslo em fevereiro de 1994! Mas, calma: três meses depois, os noruegueses conseguiram recuperá-la com apenas um arranhãozinho!

Depois desse susto, a vigilância ficou mais esperta e o quadro não sai mais de lá!

Os trabalhos de Munch influenciaram um dos movimentos artísticos mais importantes do século 20. Quer saber qual?

Expressão do quê?

Munch é considerado um dos pais do expressionismo com toda a razão: é que esse movimento se caracterizava por distorcer e exagerar na representação de alguém ou alguma coisa por meio da "expressão" dos sentimentos.

Este movimento dominou a arte alemã entre 1905 e 1930.

 

 

         

 



Pintura refrescante

Existe um tipo de pintura chamado de afresco. Esse nome, em italiano, quer dizer fresco. Mas não fique achando que os afrescos são pinturas cheias de frescura, não: eles tem esse nome porque são feitos em cima de uma camada de gesso ainda úmido.

Normalmente, eles são pintados em paredes, e são bem grandões. Durante a Idade Média, os afrescos eram super populares, e pintores importantes como Giotto e Michelângelo usaram e abusaram dessa técnica meio molhada.

O problema é que o gesso seca em um dia, então as pinturas tem que ser feitas rapidinho e não podem ser retocadas. É, para fazer afrescos tem que ser fera...


Pincel animal

Os ursos não entendem nada de pintura, as doninhas nunca foram a um museu e os texugos não têm a menor idéia de quem seja Picasso, mas sem eles ia ser muito mais difícil pintar um quadro: é que na hora de fabricar os pincéis, ou bichos dão uma mãozinha...ou melhor, pelinho!

Tem pincel feito até de pêlo de orelha de boi, ou de ventre de pônei! Na Ásia, são usados também pêlos de lobo ou de cabra que, por serem mais compridos, absorvem mais tinta, e assim o artista interrompe menos a pintura.

Ah, e quando for fazer uma bela pintura a óleo, escolha um pincel feito de pêlos de porco ou javali, que são mais durinhos!

Uma arte impressionante

De longe, uma bela paisagem; de perto...um monte de borrões de tinta! É essa a "fórmula mágica" do Impressionismo, um movimento artístico que começou na segunda metade do século 19 e se estendeu até o começo do século 20.

Os artistas impressionistas, como Claude Monet, Auguste Renoir e Edgar Degas, acreditavam que para criar um figura não era necessário desenhá-la diretinho. Eles achavam que juntando um monte de pinceladas e cores aparentemente fragmentadas era possível criar a "impressão" de uma figura na retina do espectador!

Um dos "filhotes" do Impressionismo, chamado de Pontilhismo, ia ainda mais longe: a idéia era criar uma imagem usando apenas pontinhos de tinta, todos do mesmo tamanho!

E as cores não podiam ser misturadas, não: tinham que estar puras! Para fazer uma árvore verdinha, um pintor impressionista simplesmeste alterna pinceladas azuis e amarelas que, de longe, dão a quem olha o quadro a impressão de estar vendo a cor verde! Impressionante, não?

 

 

 
ÓLEO NOS OLHOS

Há várias maneiras de fazer uma pintura. Você pode usar aquarela, tinta guache, grafite, , e muitos outros materiais. Mas a tinta preferida dos grandes pintores é uma só: a tinta a óleo.

Ela é feita de pigmento (um pó colorido) e óleo de linhaça. Mas o mais engraçado é o tempo que leva para secar: em dez dias uma pintura a óleo parece seca quando você toca, e em um ano pode ser envernizada. Mas para ficar completamente seca, ela pode levar até cinqüenta anos!

Imagine só: se você fizer uma pintura a óleo aos 15 anos, quando ela ficar seca você já vai ter netinhos!

Mas para os pintores essa demora é boa, porque eles podem corrigir coisas em um quadro mesmo depois de cosiderá-lo terminado.

É bom não esquecer que a tinta a óleo pode ser tóxica. Portanto, quando for pintar, use aquarela ou tinta guache, que também são mais fáceis de usar.