Arte digital
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cena tridimensional de uma renderização gerada no POV-Ray.
Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. A apreciação da obra de arte pode ser feita nos ambientes digitais ou em mídias tradicionais. Existem diversas comunidades virtuais voltadas à divulgação da Arte Digital, entre elas, Deviantart,CGsociety e Cgarchitect.
Bidimensional
Do ponto de vista da computação gráfica, as artes digitais são produzidas em ambientes digitais bidimensionais 2D. É possível gerar e interagir objetos em um plano. (eixos x,y, o eixo z é nulo ou zero.). Está sub-dividido em imagens bitmapeadas (raster images) e imagens vetoriais (vector images). Os artistas usam diversas técnicas para elaboração de seus trabalhos. Uma delas é o uso de mesas digitalizadoras pois permitem mais liberdade de traço. Existem ainda alguns outros artistas que utilizam estas técnicas somente para fazer estudos iniciais dos trabalhos definitivos tradicionais.
Bitmapeadas
Ver artigo principal: Raster
Utilizam mapas de Bits para geração da imagens.
Manipulação de fotos
É uma das principais áreas de expressão da arte digital. Consiste em manipular uma fotografia, sendo esta manipulação visível além de mudança de cores. Deve-se manter em mente que somente pode-se utilizar fotografias de “stock” (fotografias nas quais o autor especifica que tais podem ser utilizadas para trabalhos de arte de outros, não somente manipulação de fotos, mas também como referência para desenhos e pinturas, arte vetor, modelos tridimensionais, e outros.) para realizar manipulações que não infrinjam as leis de copyright autoral.
====Pintura digital====R Pintura digital ou ilustração digital, trata-se de geração de trabalhos utilizando programas específicos para edição de imagem que simulam a pintura em óleo sobre tela. Muito embora existam possibilidades de aquarela, baixo-relevos, etc.
Natural-Media
Tipo de pintura digital feita com softwares que procuram simular as condições naturais de um artista normal, como as tintas , pincés, pastel entre outros, como exemplos de software com uma proposta Natural-Media estão Corel Painter e TwistedBrush.
Desenho digital
O desenho digital é elaborado por meio de ferramentas virtuais que simulam as utilizadas na Arte Tradicional. É o aspecto mais conhecido da Arte Digital, constantemente confundido com a mesma.
Dentro desta categoria de arte digital se encaixam as Pinturas Digitais, gravura digital e os trabalhos de Oekaki. As pinturas nada mais são do que desenhos digitais feitos com maior atenção em relação a detalhes, sombras e luzes. É o equivalente digital às pinturas em quadros e telas.
Pixel art
Exemplo de pixel art.
Uma forma criada inteiramente mapa de pixels, usando a mais simples das ferramentas digitais (conhecida como "Lápis"). Cada pixel é colocado num lugar específico com o objetivo de melhorar a representação iconográfica da imagem e completar a intenção original do artista. Os tão conhecidos e populares emoticons são trabalhos de pixel art. Esta técnica é também muito importante no desenvolvimento dos ícones e ferramentas das interfaces gráficas dos softwares.
Tendo em vista que a maioria dos termos em computação gráfica tem origem na língua inglesa, é possível existir interpretações distintas, por exemplo, para arte vetorial e pixel art.
Oekaki
São desenhos feitos em Oekakiboards,sites com um programa geralmente em java feitos para desenho.Alguns são relativamente completos, com layers(camadas) , aquarela, airbrush , máscaras ,etc... Oekaki é uma palavra japonesa que significa desenho(desenhar),pintor ou desenhista. Mas na cultura ocidental acabou ganhando um significado errado de "rascunho".
Vectorial
Ver artigo principal: Desenho vetorial
As imagens são geradas por meio de vetores. Os softwares registram para cada entidade (objeto) uma informação matemática. Estes dados podem ser livremente acessados e alterados a qualquer momento. Os gráficos vetoriais são usualmente mais versáteis pois permitem alteração nos desenhos produzidos, além de aumento de dimensões sem grande perda de qualidade.
Ilustração
Tela do software livre Inkscape.
Ver artigo principal: ilustração digital
As ilustrações utilizam vetores. Permite a geração de excelentes resultados. Estas ilustrações gráficas se caracterizam por utilizar de vetores para definir as primitivas geométricas. As linhas, círculos, polígonos, etc são definidas por registros matemáticos. Este processo permite a alteração de cada endidade geométrica de forma independente. Um dos exemplos práticos consiste em transformar uma fotografia em uma imagem vetorial, costumamos chamar este processo de vetorização. Este processo perde nuances do original, tornando-se menos realista. Existem várias opçoes de software que utilizam estas ferramentas. Entre eles o Corel Draw, Adobe Illustrator, Macromedia FreeHand, Fireworks (software proprietário) ou o Inkscape (software livre). Todos possuem várias aplicações. São freqüentemente utilizado para criação da papelaria de um empresa do que para ilustração), baseados nas formas geométricas.
Animação bidimensional vetorial
São as animações produzidas em ambiente gráfico computacional usando softwares específicos bidimensionais. (por exemplo o Macromedia Flash)
Tridimensional
Do ponto de vista da computação gráfica são as artes digitais onde é possível modelar e interagir com os objetos bi e tridimensionais no espaço tridimensional. São vetores tridimensionais.
Modelagem tridimensional (3D)
Exemplo de software modelagem tridimensional demonstrando o processo de construção dos objetos.
Ver artigo principal: Modelagem tridimensional
Os trabalhos de arte tridimensional utilizam as coordenadas cartesianas (x, y, z) num plano digital bidimensional, dando idéia de profundidade e perpectiva às formas reais ou abstratas. Os modelos tridimensionais podem simular a cor, a textura, a luz, a transparência, a reflexão de objetos reais. Além das aplicações técnicas, os artistas digitais já usam para expressar as suas idéias.
[editar] Arte fractal
O conjunto de Mandelbrot é uma imagem gerada por um processo fractal.
Consiste em imagens digitais criadas utilizando complexas equações matemáticas, em programas como Apophysis, Chaoscope, Ultra Fractal e outros. Estes programas são dedicados a fórmulas que são descritas pela geometria fractal. Tradicionalmente, imagens fractais representam auto-repetição, e podem ser aumentadas, ou diminuidas, infinitas vezes sem perder sua forma original.
[editar] Softwares
Existem diversos softwares dedicados para geração de arte digital. Entre eles, os softwares proprietários e os softwares livres.
Artistas Digitais
Diversos artistas contemporâneos tem feito do computador seu maior instrumento de trabalho. Substituindo seus pincéis e pranchetas pelo meio virtual. Este movimento ocorre com artistas do mundo inteiro, como Danny Outlaw, Pablo Alfieri, Ezequiel Matteo, Adolfo Correa, entre outros. No Brasil, pode-se dizer que o "mago" Hans Donner, conhecido designer das vinhetas da Rede Globo, tenha sido o precursor da arte digital, que hoje coleciona nomes promissores como Livia Burity, Fabio Sasso, Cristiano Siqueira, Rodrigo Francisco, Igor Giamoniano, Bruno Bravo e Michel Victor cada qual com seu estilo e técnica própria. Livia Burity, por exemplo, introduz a pintura tradicional ao ambiente digital. Seu trabalho apresenta sobreposições de cor-tinta em imagens digitalizadas, impressas em tela tradicional. Em portugal Bottelho iniciou com a técnica vectorial impressa em tela de grandes dimensões, obras e exposições que marcaram efemérides importantes para diversos museus, tendo posteriormente utilizado o o mesmo suporte digital na primeira serie de ilustrações Wiki. Existem também artistas extremamente talentosos porém não tão conhecidos como os citados anteriormente alguns exemplos são: Luiza McAllister, Alex de Freitas (Bibi-dos-Ventos), André de Freitas (Raqsonu) e J. Modesto (Modesto).
3ds Max
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 3d studio max)
3ds Max |
|
Discreet, Kinetix, e actualmente Autodesk, Inc. |
|
Versão estável |
2011 (13.0) (6 de abril de 2010) |
Gênero(s) |
|
3ds Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetas eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.
Modelagem
Elipsóide modelado e renderizado no 3ds Max.
Os arquivos gerados pelo 3ds Max possuem a extensão nativa .MAX. Contudo é extremamente compatível com muitos dos softwares de modelagem tridimensional. Umas das característica mais importantes é a geração de superfícies NURBS. Conseguir intercambiar arquivos com as principais extensões .3DS, .DXF, .DWG, entre outros. O 3ds Max possui alguns modos para modelagem poligonal: Edit Poly, Edit Mesh e Edit Path e NURBS. Na modelagem de alguns objetos se necessário, pode ser usado modifiers(modificadores)dos quais podem provir de plug-ins.
Editable Poly ou Editable Mesh
Este tipo modelagem é feita basicamente de poligonos criados um por vez, por esse motivo também chamada de polygon by polygon.
NURBS
O modo mais avançado de para substituir os poligonos, ele te dá uma superficie suave no modelo.O NURBS é matematicamente exato para representação de superficies de forma livre usado para formas de carros e casco de navios, pode ser exatamente reproduzido em qualquer tamanho. Com o NURBS você pode modelar objetos com formas suaves facilmente. Mas lembrando que o NURBS não foi bem desenvolvido no 3D Studio Max, e o metodo mais utilizado é modelagem poligonal.
Renderização
Renderização de uma série de dominós produzida no 3D Studio Max.
A renderização pode ser feita em apenas um fotograma (frame), quando utilizada para fazer uma imagem estática, por exemplo, e em vários fotogramas para se fazer um video. 3ds Max permite a geração de renderizações de alta qualidade, com uma ou mais luzes puntiformes (omnidivergentes) ou de área (nas versões mais recentes), sombras, transparências, transluscência, reflexões, refrações, SSS (Sub-surface scattering ou espalhamento sob-superfície) etc. O programa vem com o Default Scanline Render e o MentalRay, que são renderizadores inclusos, sendo esse último um dos mais completos existentes. Alguns dos principais renderizadores pagos vendidos separadamente são V-Ray, Brazil, Maxwell, etc. Os renderizadores no 3d Studio Max são plug-ins que podem ser anexados ao programa. Com a renderização, é possível criar imagens fotorealísticas, simulando ambientes, cenários internos e extenos. Para rendenizar cenas mais complexas, é necessário que você tenha um computador com processador de velocidade um pouco superior para que o processo não seja muito demorado. Quanto mais detalhes e melhor for a configuração predefinida pelo usuario na cena, mais demorado é o processo de rendenização. Se for uma animação, que possui varios frames, a renderização, feita por fotograma, pode demorar várias horas.
Animação
O 3ds Max é considerado um dos principais softwares proprietários para geração de animação digital tridimensional.Com ele é possível criar personagens animados, vinhetas e chamadas para televisão e muito mais.O 3Ds max tem a opcão chamada de motion capture, que é usada para animar usando uma fonte externa de movimento. O programa também possui ferramentas natas (Dynamics e Havok ou Reactor) e suporte a plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, explosões, vento, propulsões, forças rotativas etc..
Plug-ins e Scripts
O software permite o uso diretamente de plug-ins. Internamente é possível, inclusive, o desenvolvimento de novos plug-ins em um módulo interno, chamado script. É necessário ter um pouco de conhecimento em programação. Quase tudo é feito através dos plug-ins, inclusive os objetos básicos tais como: esfera, um cubo, prismas, etc. Existem diversos usuários e empresas que desenvolvem scripts para tarefas específicas.Os mais ultilizados hoje são plug-ins em que já vêm acoplados, as versões mais recentes do 3ds max. Exemplo, Reactor, Character Studio, Mental Ray e existem também os plug-ins que são instalados para facilitar alguns recursos. Os plugins e scripts têm o recurso de iniciarem de acordo com o programa, cada plug-in é feito para uma determinada versão do programa.
MAXScript
O MAXScript é uma linguagem de script embutida, e pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas, desenvolva novas ferramentas e interfaces de usuário, entre outros. Os plugins podem ser criados interamente no MAXscript.
Versões
Inicialmente o 3Ds Max foi lançado para ambiente DOS e já fora de uso. Posteriormente foi lançado para ambiente grafico Windows.
- versão 2
- versão 3
- versão 4
- versão 5
- versão 6
- versão 7
- versão 8
- versão 9 - Melhoramentos na performance geral e novas ferramentas: Layer Animação, melhoramentos Character Animation Workflow , Pro Booleans, melhoramentos no Hair e Cloth , melhoramentos no XRef Object , Enhanced FBX Supporte, Display Support for DirectX e CG Shaders.
- versão 2008
- versão 2009
- versão 2010
- versão 2011
- versão 2012 (atual)
Alternativas
Existem diversos softwares, tanto proprietários como software livre que podem fazer algumas das mesmas tarefas do 3ds Max. Um dos exemplos mais notáveis é o Blender3d, que é um software livre.